O porquê disso aqui?

Muitas e muitas vezes, quando trabalhamos com pessoas, somos mal interpretados.

Na realidade, a todo o momento.

As pessoas não querem se desviar da sua meta e não avaliam as informações/pensamentos/opiniões dos outros, pelo ponto de vista do EMISSOR.

Sob o meu ponto de vista, poder contar com um REPOSITÓRIO de informações sobre as atividades didático-pedagógicas executadas no LaCoPQ é um ENORME avanço.

Avanço com respeito sempre a um referencial. No caso o MEU REFERENCIAL DE ESTUDANTE.

Na minha época, a coisa mais parecida que havia com um grande REPOSITÓRIO DE INFORMAÇÔES era a CAIXA DE CADERNOS VELHOS DA CASA DO ESTUDANTE DA FURG.

Eu fui estudante de graduação entre 1987 e 1992. Só para contextualizar.

Hoje, com a possibilidade de ter esse espaço, posso auxiliar aqueles que necessitam de informação, como eu sempre precisei e continuo precisando.

Porque o formato de blog no WordPress?

Por que é o mais fácil de manter !!!! Não é para ser um BLOG, na acepção do significado de um BLOG,  mas é para permitir que haja:

  • uma plataforma gratuita e independente de suporte ao atendimento dos estudantes, objetivo prioritário da existência desse blog. Não depender de um servidor local e institucional  é uma IMENSA vantagem. Maiores explicações? Posso dá-las pessoalmente.
  • que haja uma forma de organizar, nem que seja minimalmente, o conteúdo.
  • democratizar o acesso – todos podem acessar de igual forma.
  • co-responsabilizar os estudantes pelos materiais, de forma a promover a gestão de informações de forma racional e responsável – não basta acumular PDFs em um HD ou pendrive – mas deve-se USAR O MATERIAL.

Ao usar as redes sociais de impacto imediato, como o Whatsapp, para distribuir os materiais deste blog, os estudantes estão fazendo um DESSERVIÇO.

Os prejuízos são: a proliferação da cultura da mera “acumulação dos PDFs”, a desorganização, a supervalorização errônea de assuntos, a multiplicidade de arquivos,  e o pior prejuízo de todos – A DESRESPONSABILIZAÇÂO DOS INDIVÍDUOS PELOS SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DE ESTUDO.

 

O grande motivo da existência desse espaço é que os usuários sejam efetivamente agentes de sua aprendizagem, em todas as etapas da mesma. Quando um colega me manda material, não fui eu que o procurei, não fui eu que me dediquei a organizar, não fui eu que li o material, nem que seja minimamente. Eu vou acumular em um celular e querer usar na véspera da prova.

Bom era isso, desculpem o post “textão”, mas professor adora “textão”.

Um forte abraço para aqueles que tiveram a capacidade de ler até aqui. Só para vocês!