CAPQ II – Atenção Estudantes

Os enunciados dos problemas correspondentes ao trabalho avaliado do primeiro bimestre do primeiro semestre de 2019 estão listados abaixo, conforme o número sorteado. Não esquecer que as entregas e a correspondente data são aquelas  aquelas combinadas presencialmente em sala de aula.  O livro de Roger Franks tem os capítulos iniciais em PDF aqui no blog. Caso alguém precise de maiores informações do livro, eu tenho o mesmo para empréstimo aqui no LACOPQ.  Mãos à obra que o tempo urge.  Bom trabalho.

1) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Xcos/Scilab, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, para o modelo do tanque de acordo com as equações da Figura 4-7 da página 88 do livro de Roger Franks.

 

 

2) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Xcos/Scilab, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado, para o modelo do tanque de acordo com as equações da Figura 4-13 da página 91 do livro de Roger Franks.

 

 

3) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Xcos/Scilab, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado, para o modelo do tanque de acordo com as equações da Figura 4-16 da página 95 do livro de Roger Franks.

 

 

4) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Scilab, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, para o modelo do tanque de acordo com as equações da Figura 4-17 da página 97 do livro de Roger Franks.

 

 

5) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Scilab, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, para problema 1 das páginas 109, 110 e 111 do livro de Roger Franks.

 

 

6) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Scilab, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), usando o método numérico apropriado, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração, para problema 1 da página 193 do livro de Roger Franks.

 

 

7) Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em XCOS/Scilab, usando o método numérico adequado, disponibilizado no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), que descrevem o sistema reacional isotérmico em batelada:   A + B çè C çè B + D usando o método numérico apropriado, disponibilizado no XCOS no menu simulação. Faça as considerações necessárias para resolver o problema. Obs.: arbitre k1,k2,k3 e k4 de forma que k1>>k2 e k4>k3

 

 

8)  Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em XCOS/Scilab, usando o método numérico adequado, disponibilizado no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), que descrevem o nível de líquido em dois tanques cilíndricos idênticos, ligados pelo fundo, onde um dos tanques está inicialmente cheio e o outro tanque está inicialmente vazio.

Use o método numérico apropriado, disponibilizado no XCOS no menu simulação/configuração. Considere que ligando os tanques há uma válvula. Arbitre a constante da válvula, os volumes e as níveis de forma coerente.

 

 

9)  Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Xcos/Scilab, usando o método numérico adequado, disponibilizado no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), que descrevem o nível de líquido em dois tanques cônicos idênticos, ligados pelo fundo, onde um dos tanques está inicialmente cheio e o outro tanque está inicialmente vazio. Considere que ligando os tanques há uma válvula. Arbitre a constante da válvula, os volumes e as níveis de forma coerente.

 

 

10)  Modele, faça as considerações necessárias e construa o simulador dinâmico em Xcos/Scilab, usando o método numérico adequado, disponibilizado no menu simulação/configuração, capaz de resolver a EDO (ou EDOs), que descrevem o nível de líquido em dois tanques esféricos idênticos, ligados pelo fundo, onde um dos tanques está inicialmente cheio e o outro tanque está inicialmente vazio. Considere que ligando os tanques há uma válvula. Arbitre a constante da válvula, e os volumes dos vasos de forma coerente.

 

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s