Jacques Costeau

Eu me criei vendo documentários de Jacques Costeau sobre o oceano, na TV dos anos 70. Só bem mais  tarde fiquei sabendo que ele inventou o mergulho autônomo, com garrafa de ar pressurizado nas costas do mergulhador.

Tudo devido a uma acidente: para não ficar com sequelas, Costeau, que havia sofrido um acidente de carro, passou a nadar. Entendiado com a piscina, foi para o mar e colocou uma máscara para enxergar a vida subaquática. Motivado, quis usar o equipamento de mergulho, que não dava liberdade. Assim, desenvolveu o mergulho autônomo.

Não vou consultar o ano disso, no Google, nem vou verificar se essa versão é a verdade, também no Google. É essa memória que tenho, e essa memória que quero manter.
O mesmo equipamento permitiu salvar os 12 meninos do time de futebol Tailandês e seu técnico, que inconsequentemente entraram em uma caverna de vários quilômetros na época das chuvas.

Obrigado Costeau !

Triste, porque um mergulhador voluntário deu sua vida no esforço de salvar 13 outras. Contente porque os meninos terão muita história para contar.

P.S.: um dos documentários,  que mais repetia na TV da minha infância, ganhou a Palma de Ouro.

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s