Aquisição de Dados com Smartphone para Uso em Sala de Aula

Os smartphones estão inteiramente integrados no cotidiano das pessoas. Por que não ampliar o uso dos mesmos? Por que não usar as potencialidades dos mesmos no ensino fundamental, médio, superior?

Cada tipo de smartphone apresenta um conjunto de sensores diferentes, com “hardwares” diferentes, mas em geral todo o smartphone tem acelerômetro, giroscópio, sensor de luz e, com certeza, microfone.

Assim, ao instalar as apps apropriadas, passamos a ter ferramentas poderosas para o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (o famoso STEM – do inglês Science, Technology, Engineering e Math).

As ferramentas apropriadas de software vão permitir usufruir de um verdadeiro arsenal de sensores para produzir conjuntos de dados para serem interpretados à luz do conhecimento.  Mãos à obra…. depois de analisar alguns apps, aquele que mais chamou a minha atenção foi o Physics Toolbox Sensor Suite.  É uma app para Android, que categoriza as medidas, faz o gráfico na tela do smartphone e PERMITE EXPORTAR AS LEITURAS PARA ARQUIVOS TEXTO .CSV (valores separados por vírgulas).

Abaixo três vídeos apresentando a ferramenta.  O primeiro deles em espanhol e os outros em inglês.  Bom uso 😉

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Aquisição de Dados com Smartphone para Uso em Sala de Aula

  1. Obrigado por mencionar o nosso app. Devemos fazer um tutorial em português!

    • rdpf disse:

      Prezado Sr. Chrystian Vieira, tudo aquilo que é de qualidade deve ser valorizado. Parabéns pelo trabalho! Saudações !!! Renato Dutra Pereira Filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s