Por que fazer a avaliação do docente pelo discente?

Entre 03/11/2016 a 30/11/2016 estará aberta no site www.sistemas.furg.br a “avaliação do docente pelo discente”.

Há muitos motivos para não fazer a mesma: é tediosa, é longa, é nebulosa, dentre outras coisas…

É tediosa porque são as mesmas perguntas sempre, independente da cadeira, se é eminentemente prática ou teórica, se é voltada para conteúdo ou não, se é de formação básica, geral, específica ou profissionalizante, etc. Isso se entende porque é necessário manter a uniformidade no instrumento de avaliação.

É longa porque são X perguntas vezes o número de cadeiras cursadas no ano todo. Isso pode significar facilmente responder a mais de 100, 120  questões !!!

É nebulosa porque o resultado não é explícito. Ele fica embutido em relatórios gerenciais de difícil acesso na web.

Quanto a isso, vou colocar abaixo o resultado da MINHA AVALIAÇÂO, conforme me foi apresentado no RAD (relatório de atividade docente) no período de 2009 a 2015 ( o período total que o RAD me disponibilizou).

Fig 1. Cópia da imagem da planilha do Excel com as Avaliação do Docente RDPF

avaliacao_docente_pelo_discente_2009_2015

Fonte: RAD – adaptado pelo autor.

É de se observar, que o percentual de “questionários”, ou seja de instrumentos de avaliação respondidos é sempre muito baixo !!!!

Com respeito as minhas notas médias,  considero o resultado como RUIM.

Não estou aqui para ficar com uma notinha 7 de média. Não me dedico tanto para ficar com uma média dessas. Acredito que os estudantes deveriam rever sua escala de notas.

Considero o resultado ruim,  em especial por que faço um esforço diferenciado,  quando mantenho um blog para auxílio ao aprendizado dos estudantes, quando mantenho  canais de vídeos tutoriais, quando respondo email de estudantes com prontidão, quando oriento projetos de graduação, estágios e ainda assim CRIO EQUIPAMENTOS DE BAIXO CUSTO EM UM LABORATÓRIO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO.

Agora, essa avaliação será um componente na distribuição dos recursos financeiros para aplicação no próprio ensino, dentro da instituição, juntamente com outros parâmetros!!!

Então não responder o questionário da avaliação do docente pelo discente significa nos privar da possibilidade de melhorar o ensino de alguma forma.

Toda a vez que eu estiver emendando fios, tentando fazer uma fonte ATX velha funcionar, colando proveta quebrada jogada fora nos outros laboratórios para reutilizar, cortando embalagem de amaciante de roupa para fazer de tanque, ou fazendo uma montagem de prendedor de roupa, focarei me lembrando daqueles que tiveram preguiça em responder uma avaliação!

Um abraço, somente para aqueles que leram até aqui.

 

 

 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s