Código do Simulador do Tanque Versão 0.0 – Engenharia Química – FURG – Disciplina de Instrumentação e Controle de Processos Químicos

Conforme combinamos na aula de ontem, o código em Scilab do simulador dinâmico do tanque (QUE NÃO FUNCIONA CORRETAMENTE AINDA), está disponível para download.

Sugiro baixar o código (use o botão direito do mouse e a opção salvar como), analisar e, como dica, focar no sinal do erro, e sua relação com a ação de controle. Na aula presencial de terça-feira eu mostro como “enganei” com o argumento que usei.

Para aqueles que não tem instalado ainda, é essencial instalar o Scilab, direto do site do mesmo. 

Algumas referências sobre o Scilab:

– Introdução ao Scilab – Paulo Sérgio da Mota Pires; Esse material, apesar de já ter 10 anos de confecção, ao  longo das suas 129 páginas é introdutório e  bastante “acessível”;

 – Apostila de Scilab – Danusio Gadelha Filho. Material de referência, com menos de 50 páginas, com especial ênfase na  montagem dos gráficos, para visualização dos resultados.

– O Manual do Scilab, em português, em suas 3342 páginas, para a versão 5.2.0 (toda a família 5.x é muito parecida);

– Utilizando o SCILAB na Resolução de Problemas da Engenharia Química – Luís Cláudio Oliveira Lopes. Material de um curso ministrado no COBEQ, Congresso Brasileiro de Engenharia QUímica,  de 2004.

Considerando a deficiência na aprendizagem de computação e cálculo numérico que muitos estudantes apresentam, considerando a resistência ao método de  aprendizagem baseado em  “A Dor Ensina a Gemer”, considerando o fato de que alguns colegas professores e também alguns colegas estudantes vilipendiam o ensino e a aprendizagem de Engenharia Química, considerando o início do ano letivo e a disponibilidade de um pouco de tempo livre, RECOMENDO que haja um esforço na aprendizagem dos conceitos básicos do Scilab, comandos e palavras-reservadas, estrutura de código, bem como um resgate dos alicerces da aprendizagem de algoritmos, especialmente tipificação de variáveis, estruturas de controle e repetição, comandos de entrada e saída.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s