Atenção Estudantes de Instrumentação e Controle de Processos 2013: atividade para as férias entre o primeiro e o segundo semestres

Trabalho: projeto, orçamento, montagem, teste, calibração e uso de um medidor de fluxo luminoso (luxímetro de baixo custo)

Poderão ser usados como sensores LDRs, células solares, fotodiodos, sensor TAOS, ou quaisquer outros sensores que sejam sensíveis à radiação luminosa. Não há, a priori, a obrigatoriedade de respeitar a máxima da linearidade da resposta com o estímulo, em ampla faixa de medidas. O uso de sensores retirados de sucata eletrônica será considerado como originalidade adicional na avaliação do trabalho.

O sinal gerado, na grandeza elétrica que for, deverá ser devidamente condicionado, de forma a ser lido por um multímetro, na escala correta, ou processado através de um sistema de aquisição de dados de baixo custo, por exemplo usando a plataforma Arduino (disponível para empréstimo, sob restrições).

A(s) curva(s) de calibração deverá(ão) ser feita(s) sob condições controladas de iluminação artificial, usando para tal fim um luxímetro (disponível para empréstimo sob restrições).

A entrega se dará na segunda semana depois do recesso entre o primeiro e o segundo semestre, compondo-se de:

– relatório em PDF constando introdução, objetivos, revisão bibliográfica, material e métodos, orçamento, resultados e discussão, conclusões e referências bibliográficas (caso necessário apêndices e/ou anexos);

– vídeo postado no Youtube, com seminário apresentado pelos 2 integrantes da dupla. OBS: para evitar o disseminação de eventuais erros conceituais, o vídeo deverá ser submetido à avaliação prévia, antes de ser divulgado no Youtube; 

– arguição oral sobre o trabalho desenvolvido.

 Serão atribuídos 2(dois) pontos de bonificação aos 2 (dois) melhores trabalhos entre todas as duplas, sob o ponto de vista da qualidade, da originalidade, do rigor, da eficiência e da exatidão. Aos demais trabalhos, 1,0 ponto de bonificação  no máximo, conforme a qualidade do trabalho desenvolvido. 

A atividade tem caráter de bonificação aditiva na avaliação anual (bonificação) 

 Algumas referências sobre o assunto a ser abordado : 

http://forum.arduino.cc/index.php/topic,111104.0.html
http://www.kriwanek.de/arduino/sensoren/301-arduino-luxmeter-mit-fotowiderstand-ldr.html
http://www.youtube.com/watch?v=CsaTyzspnAQ
http://davidegironi.blogspot.com.br/2012/12/measure-light-lux-with-ldr-on-avr.html

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s